sexta-feira, 19 de março de 2010




Caros leitores,

O poste de hoje não está relacionado ao tema do blog, resolvi escrever sobre a Leishmaniose visceral (LV) também conhecida como Calazar. Quero aproveitar esse espaço como um instrumento de utilidade pública, uma vez que essa é uma doença infecto contagiosa que infelizmente apresenta alto índice de incidência no Brasil e no mundo. A OMS reconhece que a leishmaniose é um grande problema de saúde pública mundial. É uma doença que provoca a morte, especialmente em crianças, e em adultos imunodeficientes.
Essa semana veio a óbito uma paciente (9meses) por causa do agravamento da LV, e embora no ambiente hospitalar essa seja uma constante, este óbito, em particular, me sensibilizou ao observar a ausência de informações e o desconhecimento da doença pela população economicamente desfavorecida.
A LV é uma doença causada por um protozoário (Leishmania) transmitida para o homem através da picada de um mosquito (palha), o parasita migra para os órgãos viscerais como fígado, baço e medula óssea, no caso do não tratamento ou do início tardio a taxa de mortalidade é quase 100%.
Os principais sintomas e sinais da LV, no ser-humano são: febre, perda de peso, anemia e inchaço do fígado e baço.
Os animas são os reservatórios da doença, no meio urbano o cachorro e no meio rural os roedores e as raposas são os principais. Caso você desconheça essa doença procure saber mais, assim como a Dengue o perigo pode estar ao lado (no cãozinho do vizinho).

Um comentário:

  1. Parabens pela iniciativa de ajudar o proximo.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe seu comentário.