quinta-feira, 23 de abril de 2009

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é um exame que tem como principal objetivo investigar o funcionamento cerebral. Por meio de baterias e testes neuropsicológicos, o profissional pode identificar possíveis desordens neurológicas e obter informações que servem para o auxílio no diagnóstico e prognóstico, bem como base para planos de intervenção neuropsicológica que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de uma pessoa que apresenta alterações comportamentais e / ou cognitivas oriundas de um acometimento cerebral. Várias são as pesquisas e instituições que confirmam a importância da avaliação neuropsicológica para o tratamento de acometimentos no cérebro, sejam estes adquiridos por uma lesão cerebral (como AVC ou acidente que afete alguma função), ou frutos de um processo neurológico natural (como declínios cognitivos que podem levar a um quadro de demência ou Alzheimer, por exemplo). Questões relativas ao processo de desenvolvimento também são contempladas em uma avaliação neuropsicológica. Podem ser exemplos dessas dificuldades a hiperatividade, transtorno de déficit de atenção e dislexia.

Além dos aspectos funcionais debilitados, essa avaliação contribui no monitoramento da recuperação de uma pessoa acometida por alguma desordem neuropsicológica; auxilia, ainda, em um diagnóstico diferencial entre síndromes neurológicas e psicológicas; descreve os aspectos preservados que servem como apoio para um plano de ação frente ao problema, bem como apoio aos familiares e à pessoa acometida, no intuito de otimizar sua saúde e bem-estar.

Um comentário:

  1. Enquanto futuro estudante de um Mestrado em Neurociências e Neuropsicologia creio que o seu blog é bastante interessante e intuitivo. Parabéns pela iniciativa e pelo bom conteúdo.

    ResponderExcluir

Participe! Deixe seu comentário.